O Tiro No Pé

O TIRO NO PÉ

Lula é candidato oficial desde quarta-feira passada (15).

O registro na Justiça Eleitoral foi acompanhado de brilho reluzente, a marcha de 10 mil manifestantes que foram à Brasília. Os jornais não noticiaram. A atitude da imprensa serve para deixar bem mais claro que o Brasil vive o golpe jurídico-midiático.

O registro da candidatura de Lula é dia histórico.  

Será matéria dos livros escolares no futuro como dia da vitória contra o judiciário parcial e a Globo, principalmente. Venceu a estratégia política de Lula que, embora estando preso, tem apoio da multidão que marchou representando o povo.

Os outros candidatos presidenciais, também, não tiveram cobertura dos jornais. Não havia o clamor de apoio de seus eleitores para matéria de publicação. A diferença entre o candidato popular e o elitizado é clara. A presença de gente comprova que a democracia verdadeira se faz com participação humana e não por meio de tramoias, conchavos, para atender aos interesses mesquinhos.

A polarização de opiniões foi, ardilosamente, preparada pelos golpistas de 2016 para dividir a nação nos últimos tempos. O lado contrário fala que a marcha de Brasília foi em dia da semana. Dizem, então, deveriam trabalhar, são vagabundos, desocupados, marginais e ofendem. Os espanhóis criaram uma palavra para expressar esse sentimento que é diferente de racismo e xenofobia (rejeição ao estrangeiro), é “aporofobia”.

Aporofobia é ódio, asco, medo, rejeição às pessoas de menos posses e pobres. Esses ‘rejeitados’ formam a maioria dos eleitores de Lula e, ao mesmo tempo, são eles a maioria da população. É óbvio, Lula é o primeiro colocado disparado nas pesquisas. Segundo os cientistas políticos, vence no primeiro turno das eleições.

A perseguição colossal da Globo e setores do judiciário contra Lula produziu o efeito inverso. A simpatia a Lula cresceu e o sentimento anti-Lula caiu a cada dia. O antipetismo antes na casa dos 40% hoje se encontra em 25% na opinião pública. A tentativa de acabar com o petismo acabou por fortalece-lo. Foi o tiro no pé da direita aporofóbica que tem na Globo seu grande representante.

A Ficha Limpa será o novo campo de batalha para tentar impedir a candidatura de Lula.

O motivo de sua prisão é fútil, “atos indeterminados”, diz a sentença do juiz, não há provas. É pensamento comum, na população e no próprio meio jurídico, que o processo contra Lula é uma farsa jurídica armada por Moro, procuradores, policiais federais, TRF-4 contando com a ingerência estrangeira. A única motivação da prisão foi para tirá-lo da urna eleitoral.

Pesquisas do Instituto Ipsos mostram que 55% da população acha que a Lava Jato “faz perseguição contra Lula” e a metade avalia que “até agora, nada provou contra Lula”. Uma vez mais a simpatia a Lula cresce e a da Lava Jato cai.

O judiciário não quer fazer justiça com Lula. O judiciário passa pela pior crise de imagem da história, mesmo assim, dará apoio à sentença de Moro para tornar Lula inelegível.

Caso ocorra Lula passará com facilidade os votos para Haddad e Manuela d’Ávila, tornando-os favoritos em terminar o primeiro turno na frente e vencer no segundo turno.

A eleição de 2018 será a resposta histórica do povo brasileiro aos que conspiraram contra a democracia, ecoará por todos os cantos do mundo e será registrada na história.

O tiro que no pé saiu pela culatra.