A HISTÓRIA NÃO DÁ SALTOS

A HISTÓRIA NÃO DÁ SALTOS.

 

Milhões de notícias falsas circularam pelas redes sociais através de celular com objetivo de influenciar o eleitor a votar na eleição de 2018. Não há meio legal eficiente para impedir tais notícias falsas. Elas circulam e se espalham, livremente. Como não é possível revidar, não é contestada, passa a ser considerada como uma verdade. O eleitor perde a capacidade de decisão e se torna torcedor. Exatamente, a nação está diante do confronto entre duas torcidas em final de campeonato. As outras equipes foram eliminadas.

A referência é sobre os dois candidatos que sairão vitoriosos no primeiro turno, Jair Bolsonaro e Fernando Haddad.

Na última pesquisa que foi feita pela Datafolha Bolsonaro atinge a 38% dos votos válidos e Haddad 24%.  Apenas três outros candidatos somam 26% de votos válidos (Ciro, Alckmin e Marina), todos os quatro candidatos somados chegam a 50% de votos válidos.  

Com esses números é possível mostrar que há mais uma notícia falsa circulando, Bolsonaro venceria as eleições no primeiro turno.

Bolsonaro não vencerá no primeiro turno.  Ele precisa ter ao menos um voto a mais que a soma de todos os outros candidatos, está muito longe disso. Em votos reais é algo em torno de 12 a 15 milhões de votos.

Bolsonaro será sim o vencedor no primeiro turno com uma diferença provável entre 5 a 10% dos votos em relação a Haddad.

Os números das pesquisas apontam essa liderança de Bolsonaro somente depois de Lula ter sido eliminado da disputa eleitoral. Lula mantinha considerável vantagem sobre o segundo colocado e aproximava-se de ser eleito em primeiro turno. Bolsonaro não atinge nem mesmo aos números de Lula.

Esses mesmos números apontam, em todas as pesquisas já realizadas e por todos os institutos de pesquisa, que Bolsonaro perde para todos os candidatos no segundo turno.

No segundo turno é possível acontecer o mesmo fenômeno das eleições presidenciais de 2006, 2010 e 2014, o candidato derrotado obter número de votos no segundo turno muito inferior ao que obteve no primeiro.

Interessa saber que Haddad governará como foi o governo de Lula e Bolsonaro se governasse seguiria o mesmo programa de governo de Michel Temer.

O programa de Haddad é voltado para as melhorias sociais e econômicas; o de Bolsonaro para a economia de mercado, manutenção da atual reforma trabalhista e urgência para aprovar a reforma da previdência social.

A notícia mais falsa entre as que circulam pelas redes sociais é aquela que cria a ilusão de mudança e que Bolsonaro é contra a tudo que aí está.

Bolsonaro, ao contrário, é tudo que aí está e representa a continuidade em mais 4 anos do governo Temer. Haddad, por sua vez, é o retorno aos programas sociais e econômicos de Lula. Tudo o mais tem importância secundária e não resolve os problemas da nação  

O exercício do direito democrático do voto deve ser feito sem as ilusões das notícias falsas. O eleitor deve estar ciente que não haverá mudança radical de nada.

O eleitor escolhe o caminho, qual é o mais fácil seguir sabendo que a história anda passo a passo e não aos saltos.