O GRANDE PODER DE UMA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL

O GRANDE PODER DE UMA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL    É no município que se pode medir o sucesso ou o insucesso das políticas públicas, afirmava o ex-governador Franco Montoro, pois é no município que o cidadão mora. Ele não mora no Estado nem no País. Mora em sua casa, em sua rua, em seu bairro, em sua cidade. A administração pública nos níveis federal e estadual trabalha mais na seara do planejamento, podendo até desenvolver bons projetos, os quais, na execução  sempre causam frustrações e desilusões. Ao nível municipal os administradores públicos, pela ação ou omissão, pela presença ou pela ausência, sendo operantes ou inoperantes, fazendo ou não fazendo boas coisas, estarão influenciando a vida das pessoas, para o bem ou para o mal.  Do que se conclui que a administração municipal em seus poderes Executivo e Legislativo, em que pesem as sempre presentes dificuldades orçamentárias, têm um enorme poder para melhorar a vida dos cidadãos de suas cidades.

Há vários exemplos de municípios brasileiros que, pela atuação do poder municipal, melhoraram em muito os indicadores de qualidade de vida de suas populações. Há, também, grande número de municípios em que seus administradores, por falta de visão, incompetência ou má fé, jogaram na lata de lixo a sua oportunidade de bem servir sua cidade e seu povo.

Há algumas condições indispensáveis para uma boa gestão municipal: - Ética e combate sistemático a qualquer forma de utilização da administração pública para benefícios pessoais ou de grupos. A corrupção na administração municipal corrói a capacidade da máquina em bem servir a população. Todos os investimentos, procedimentos e burocracias municipais acabam sendo vistos pelos administradores e servidores corruptos como expedientes de recolher vantagens pessoais. Em um ambiente de corrupção os administradores competentes e honestos não têm alternativa econômica para a realização de seus planos e objetivos. - Deve haver vontade política de Prefeito e Vereadores em realmente transformar para melhor seu município. Ambição em fazer a melhor administração que a cidade já possa ter visto. Entender-se verdadeiramente como empregados do povo (servidores públicos), a quem, pelo voto, esse povo delegou procuração para bem administrar seu maior patrimônio, a cidade.

- Decisão do Prefeito em constituir um primeiro escalão com profissionais de reconhecida e elevada competência em suas pastas. Valorizar os funcionários de carreira, mas não se inibir em buscar apoio técnico e administrativo em instituições estaduais, federais voltadas à administração municipal, em Universidades, em consultorias realmente especializadas e notoriamente reconhecidas. Aliar a competência técnica à capacidade de tomar iniciativas, de ousar, de assumir riscos e ter a humildade de corrigir eventuais equívocos. Ousadia é uma palavra chave na administração pública. - Estimular, abrir espaços, reconhecer na distribuição de funções e responsabilidades os antigos servidores de carreira que conhecem tudo sobre o município, têm ideias brilhantes para a solução de problemas públicos, mas que são, normalmente, desprestigiados por administradores mais preocupados em atender seus compadrios e conveniências pessoais.

- Envolver a sociedade, através de suas lideranças naturais e competências pessoais, na gestão dos bons projetos para o município. Um bom projeto sem a participação ativa da sociedade é de enorme vulnerabilidade. Não só encontra problemas em sua implementação como certamente será abandonado em uma outra administração por desinteresse político.

- A prioridade de Águas de Lindóia está na política de inclusão social tendo como objetivo maior a melhoria das condições de vida dos cidadãos de menor renda e oferecer igualdade de condição para todas as crianças da população, sem distinção.

Fazer uma boa administração municipal não é uma tarefa impossível nem mesmo difícil. Será sem dúvida trabalhosa, dadas as enormes carências sociais de nossa cidade, mas estabelecida a relação de confiança recíproca entre cidadãos e administração as atividades transcorrerão com tranquilidade e união, fatores que trarão incrível satisfação a todos que delas participarem.

  Celso Antunes