Documentos

Encontro CRUSP 2023 - Registros

Aqui podem ter acesso ao acervo de fotografias de alta resolução do encontro de cruspianos de 68 em São Paulo, no dia 25 de novembro de 2023.

Cronologia

[Página em elaboração, tal como extraída do site original]

FATOS QUE ANTECEDERAM:

Após a derrota de São Paulo na Revolução de 1932, o Estado se viu ante a necessidade de formar um anova elite capaz de contribuir para o aperfeitçoamento das instituições, do governo e a melhoria do país.

Com esse objetivo um grupo de empresários fundou a Escola Livre de Sociologia e Polítca (ELSP) em 1933 e o interventor de São Paulo Armando de Salles Oliveira criou a Universidade de São Paulo (USP) em 1934.

Álbum de fotos 1963-1968

Em anexo em PDF um álbum de fotos e recordações do Crusp de agosto de 1963 (primeiros "invasores") a 1968. Documento precioso.

 

O assassinato arquitetônico do Crusp

Um histórico do conjunto habitacional projetado pelos arquitetos Eduardo Kneese de Mello, Joel Ramalho Júnior e Sidney de Oliveira

Este documento (anexo em PDF), escrito pelo geólogo e ex-residente do Crusp (1964-1968) Álvaro Rodrigues dos Santos, descreve com várias ilustrações a mutilação da arquitetura original do conjunto residencial dos estudantes. Este texto foi publicado no portal Vitruvius.

CRUSP 68: expulsos em 1968 relembram a história

Página do Diário do Comércio de 4 de dezembro de 2008 com reportagem sobre os 40 anos da invasão e fechamento do CRUSP.

Documento anexo em PDF.

CRUSP 68 - Memórias, Sonhos e Reflexões

Nota Editorial -- Esta é uma edição pré-comemorativa, de uma obra que se pretende em processo, graças à tecnologia dos eBooks. Em “cola e papel” teríamos que esperar a coleta de todo o material, ordená-lo, editá-lo, revisá-lo, para obter uma primeira prova. Em resumo: o que aqui está é uma pré-pré-pré edição.... e bota pré nisso. É uma simples coleta do material disponível em um dos blogs e no site Crusp68, com repetições e como foi colocado pelos cruspianos, sem revisões e sem a preocupação de publicação.

Carta de Princípios (1968)

Nota: este documento, de 4 de setembro de 1968 (poucos meses antes da invasão do conjunto residencial pela ditadura militar) contém uma proposta de organização do CRUSP pelas diversas comissões aparentemente formadas pelos residentes. Mais informações sobre a origem e contexto deste documento serão bem-vindas. O documento original, enviado por Lobão, está em anexo, em PDF.

CARTA DE PRINCÍPIOS