Histórias

Era uma vez o Crusp

Leila Tavares Lapyda -- nov/2020

... Do bloco D, 120 passos me separavam do (e me uniam ao) Centro de Vivência. Era muito e era pouco. Muito se fosse para encontrar os amigos, pouco se logo estaria exposta à amplidão daquele salão, aos olhares de colegas de moradia ou mesmo de desconhecidos passantes pelo Crusp. Excitada, desejosa, medrosa, percorria o corredor até lá. O teto baixo do corredor me acolhia; os olhos preventivamente baixos não bastavam para me furtar de cruzar olhares desconhecidos. Quando apontava alguém, já me entretinha com os desenhos das rachaduras do piso e com os movimentos das sombras nos pilares do corredor. Só o corredor vazio me tranquilizava. Não completamente. Passar pela portaria de outros prédios me sobressaltava. Alguém sempre podia estar saindo... Olharia? Falaria “oi”? Seguiria passo-a- passo, lado-a-lado?...

Moradia da USP: 60 anos com despejo de fantasmas

Aqui é um lugar de resistência. Sempre será", declara o estudante de geografia Adler Santos, 23, apontando para o Crusp (Conjunto Residencial da Universidade de São Paulo). O local completa 60 anos neste mês, e seu histórico sustenta a afirmação do jovem.

Fonte: Folha de SP

Mudar pro Crusp me salvou de morrer

Mouzar Benedito -- 07-11-2023

Seria eu, o morto, confundido com o guerrilheiro...

Fonte: Brasil de Fato

Interrogatório impossível

Na madrugada de 17 de dezembro de 1968, quatro dias depois da edição do Ato Institucional número 5, o famigerado AI-5, os militares, utilizando um grande contingente de soldados e armamentos de todos os tipos, invadiram o Conjunto Residencial da Universidade de São Paulo, o Crusp, onde morávamos, e era considerado um dos maiores focos de contestação ao regime...
Autor: Mouzar Benedito (5 de dezembro de 2023).

Fonte: Brasil de Fato

Uma república estudantil chamada Paróquia

Álvaro Rodrigues dos Santos (Arvão), Gilberto Meneguesso (Giba)

Paróquia: origens e moradores

O encontro CRUSP - 40 Anos

por Roberto Watanabe (*) -- 1-3-2009 1 – UMA IDÉIA

Em meados do mês de agosto de 2008, numa conversa entre os companheiro Teco e Krakauer, surgiu a idéia de realizar um evento para lembrar os 40 anos de fechamento do CRUSP. Afinal foi um evento que mudou profundamente a vida de todos que lá viviam e sobre o qual as notícias existentes transmitem sensações ruins de promiscuidade, subversão e de baderna. Inicialmente pensou-se num ato que seria realizado na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, local em que o Teco teria facilidades em agendar.

O CRUSP nos 75 anos da USP

Do blog do Serrano - 27-1-2009

Neste dia 25 de janeiro, foram comemorados os 75 anos de fundação da Universidade de São Paulo - USP. Dentro desses 75 anos de história, houve um evento que marcou toda uma geração de uspianos, mas que não apareceu nas comemorações oficiais: a expulsão pelo Exército, em 17 de dezembro de 1968, quatro dias após a decretação do AI-5, dos moradores do Conjunto Residencial da Universidade de São Paulo – CRUSP.