Artigos

Para as Ruas Companheiros!!

Discute-se, nesses dias, a importância de ações populares pela paz e por uma Palestina Livre. As manifestações no último fim de semana (14 e 15/10/23) já serviram de significativa pressão política.

Em 2008, o blog divulgou algumas crônicas sobre experiências em passeatas políticas contra a ditadura militar. A excepcional crônica do Lobão foi uma delas e, por isso, acreditamos que merece uma nova publicação.

Cacá Medeiros -- 17-10-2023

Cacá, estou gostando da sua iniciativa. É muito bom ver que os amigos participam. Não tenho coisas novas. Como sugestão Vc. pode ver a possibilidade de (re)publicar “Para as ruas companheiros!!” Ele faz parte do livro “Um mundo coberto de jovens”. Organização por Benjamin Abdala Junior. São Paulo: Com-Arte, 2016. 288p. (Coleção memória militante) n.7. Editado por Com-Arte Editora Laboratório do Curso de Editoração da USP. Distribuição Edusp. A informação que tenho é de que o livro se encontra esgotado. Vai daí que creio que pode ser divulgado com todos os créditos explicitados.

Em se encaixando nos objetivos, esteja à vontade...

Grande e fraterno abraço, Lobão.

Dra Nair Kobashi recebe o título de Cidadã Paulistana

Nair Kobashi - Cidadã Paulistana

A Dra Nair Yumiko Kobashi, cruspiana de '68, recebeu o título de Cidadã Paulistana em 19 de setembro de 2018. A seguir o discurso de agradecimento da Dra Kobashi no ato solene de entrega do título.

Exmo sr Antonio Vespoli, Vereador Câmara Municipal de São Paulo, amigos, amigas.

Boa noite. Estou muito grata à Câmara Municipal de São Paulo por esta honraria. Agradeço de forma especial ao vereador Toninho Véspoli. Muito obrigada Toninho.

O Que Foi

Vista do CRUSP - década de 60
Planta de cada andar - CRUSP
Planta de um apartamento - CRUSP
Foto do quarto de um apartamento - CRUSP

O que era o CRUSP na década de 60

Vista do CRUSP - década de 60O Conjuto Residencial da Universidade de São Paulo era composto por 12 Blocos. Portanto 792 apartamentos ou 2.376 alunos. Cada Bloco tinha 6 andares. Portanto 66 apartamentos ou 198 alunos. Cada Andar tinha 11 apartamentos. Portanto 33 alunos. Cada Apartamento oferecia moradia digna para 3 alunos.

40 Anos

Conivite - Ato Solene - 40 Anos da Invasão do CRUSP

Memória videográfica da celebração de 40 anos do CRUSP na Assembléia Legislativa de São Paulo (17 de dezembro de 2008).

O CRUSP na década de 60

Este é um portal Web da comunidade de residentes, nos anos 60, do CRUSP (Conjunto Residencial da USP, na Cidade Universitária de São Paulo). É um espaço de informação, preservação de memória e interação entre os que lá residiram entre 1963 e 1968 (quando foi fechado pela ditadura militar). Na madrugada de 17 de dezembro de 1968 as tropas do exército cercaram o CRUSP, prenderam  1400 estudantes, fecharam o Conjunto Residencial e instauraram um IPM – Inquérito Policial Militar, que resultou em processo e ordem de prisão para 32 residentes.