A ANGÚSTIA DO BRASILEIRO

A ANGÚSTIA DO BRASILEIRO

O brasileiro sabe que o Brasil está mal e caminha para o pior. O país virou imagem do Titanic, se não mudar de rumo afunda. Por isso o brasileiro deseja se livrar o quanto antes de Temer, 4% de aprovação. A impaciência aumenta a cada dia que o presidente do golpe fica no cargo. Como diz Ciro Gomes, ele deu uma bofetada na cara dos brasileiros (30/08) ao reajustar em 16,38 % os salários do judiciário. O próximo presidente herdará mais um rombo de 8 bilhões no Orçamento nacional. Temer é humano, apesar de tudo. A nação não é indiferente a isso e reconhece que o toma lá dá cá é o dia-a-dia da nação. Ao deixar a presidência Temer sentará no banco dos réus para ser julgado pelos mesmos juízes que aumentou os salários. Sua atitude é, então, compreensível. Como é o da população que quer se ver livre dele pelo mesmo motivo, como no dizer nordestino dos traídos, “eu perdoo, mas não me acostumo”.

A ansiedade da nação antecipou o resultado da eleição de 2018, o eleitor já escolheu, será Lula (ou Haddad) e Bolsonaro. Há pouco mais de 30 dias das eleições Lula (40%), Bolsonaro (20%), são os resultados que vêm se mantendo há bom tempo. A tendência será de aumentar e não de diminuir a distância com Marina, Ciro e Alckmin, mesmo com o início do horário eleitoral. É muito provável que no mata-mata, no segundo turno, haja repetição do resultado do primeiro e a eleição de 2018 seja um típico dois em um.

A escolha do eleitor por Lula (Haddad) ou Bolsonaro se dá porque ele deseja um candidato forte, capaz de pôr ordem na casa e evitar o desastre do Brasil. A maioria dos eleitores não escolhem por questões ideológicas, nem sabem do que se tratam, esquerda, direita e centro. Só uma minoria vota por ideologia. O eleitor brasileiro, de modo geral, é prático e vota para que o país mude.

A mudança que o eleitor anseia, no entanto, só em parte depende da escolha do novo presidente. Qualquer candidato que saia vitorioso terá grandes desafios para viabilizar o seu governo.

A vitória da maioria dos atuais ocupantes da Câmara dos Deputados e do Senado é inevitável e garante a continuidade da organização golpista que formou a base do governo Temer. É esperada baixa renovação no quadro político do Congresso com aumento da bancada BBB (Boi-Bala-Bíblia) e o próprio MDB de Temer deverá ter o maior número de representantes.

Sem renovação do Congresso Bolsonaro se encaixa como luva para dar continuidade ao programa do golpe. Seu guru Paulo Mendes revelou que o plano do governo Bolsonaro será a continuidade do programa do governo Temer: “Vamos fazer o que o Temer vem fazendo, só que mais rápido” (Em 24/08. Há reprodução pelo youtube na coluna de Miriam Leitão no Globo).

“Vivo as angústias do Brasil”, desabafou do Ministro Luiz Roberto Barroso que irá decidir a elegibilidade de Lula. Tomara que faça justiça e decida, favoravelmente, a Lula. Terá feito sua parte para diminuir a angústia do brasileiro de realizar o desejo de mudança.