Blog de c.antunes

BATALHA DE ALJUBARROTA

BATALHA DE ALJUBARROTA

O mundo é dividido em opostos noite e dia, frio e quente, capitalismo e comunismo e assim por diante. A realidade é polarizada e a ideia e o pensamento surgem da comparação entre duas opções. Os cientistas franceses são diretos e criaram o princípio: “todo conhecimento nasce da comparação”.

REFORMA DO CARNAVAL

 REFORMA DO CARNAVAL

“O País do Carnaval” é o primeiro romance de Jorge Amado. Foi escrito quando ele tinha apenas 18 anos e publicado em 1931. O romance atraiu Rachel de Queiróz, tornaram-se amigos. Foi ela quem que lhe apresentou a Juventude Comunista em 1932. Jorge Amado se tornou militante. O livro foi considerado subversivo e queimado em praça pública de Salvador em 1937, pela polícia do Estado Novo de Getúlio Vargas. A Era Vargas se caracterizou pela centralização, autoritarismo e anticomunismo.

FORÇAS OCULTAS

FORÇAS OCULTAS

A renúncia de Jânio Quadros, em 25 de agosto de 1961, o “Repórter Esso”, líder do rádio, atribuiu a decisão a “forças ocultas”, frase que Jânio não usou, mas que entrou para a história.

Jânio alegou que a pressão de "forças terríveis" o obrigava a renunciar, não disse quais.  Em sua carta renúncia dá a pista: “...a covardia que subordinam os interesses gerais aos apetites e às ambições de grupos ou de indivíduos, inclusive do exterior” - é um diagnóstico do Brasil de todos os tempos.

SÓ HÁ UM TRUMP

SÓ HÁ UM TRUMP

 

O SEGURO MORREU DE VELHO

O SEGURO MORREU DE VELHO

A causa dos cada vez mais frequentes acontecimentos trágicos é o “jeitinho brasileiro”.  Depois da comoção, morte e dano material a causa da prática irregular, quase sempre criminosa, acaba descoberta.

Na morte de Ricardo Boechat, ícone do telejornalismo brasileiro, segunda-feira (11), a negligência é evidente, o helicóptero não estava habilitado para transportar passageiros. Não houve má fé considerando que o responsável, também, foi vítima.

PAZ DO CEMITÉRIO

PAZ DO CEMITÉRIO

 

Donald Trump instigou Juan Guaidó, presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, a se autoproclamar no lugar de Nicolás Maduro Moros (isso mesmo, xará no plural do nosso), eleito pelo voto dos venezuelanos.

HOMEM QUE MATA O PRÓPRIO HOMEM

HOMEM QUE MATA O PRÓPRIO HOMEM

Acostumado a não esquentar a cabeça o brasileiro decide pela intuição. Sem se aprofundar nos prós e contras 61% dos brasileiros consideram que a posse de armas de fogo deve ser proibida por representar ameaça à vida de outras pessoas. Tal é o resultado da pesquisa do instituto Datafolha divulgada segunda-feira (31.12). Afinal, arma de fogo só tem uma função, matar.  

CONFIANÇA CEGA, SURDA E MUDA

CONFIANÇA CEGA, SURDA e MUDA

 

Por enquanto não se sabe como será o novo governo do presidente Bolsonaro.  Há apenas dez dias da posse, pelas notícias, sua equipe de governo levará algum tempo para afinar violas e acertar ponteiros.

A MUDANÇA DE TEMPO

MUDANÇA DE TEMPO

A mudança política, econômica e social ocorre de tempos  em tempos, em todas as nações do mundo, é natural da sociedade. Ela traz o benefício pedagógico da nova realidade para evoluir.  

O Brasil está saindo do inverno que se iniciou com os protestos 2013. Hoje há esperança em 64% da população segundo as pesquisas, devido às eleições. O reencontro com a normalidade na democracia é a chegada da primavera.

OS ÍNDIOS, PARA ONDE VÃO?

OS ÍNDIOS, PARA ONDE VÃO?

O eleito Jair Messias Bolsonaro ao receber o diploma de presidente no Tribunal Superior Eleitoral, segunda-feira (10), destacou em sua fala: “Governarei em benefício de todos, sem distinção de origem social, raça, sexo, cor, idade ou religião”.

O propósito, desejável por todos, se refere à população em sua totalidade multicultural e multiétnica. Deve-se ressaltar que os povos indígenas a ela pertencem.

Páginas

Subscrever RSS - Blog de c.antunes