IMPULSO POSITIVO

 

IMPULSO POSITIVO

Talvez no Hino Nacional se encontre a explicação para o sonho de amor e esperança da população lindoiense ao viver em formoso céu, risonho e límpido, onde a imagem do Cruzeiro resplandece.

Poderia mesmo pensar em viver deitado nesse berço esplêndido de luz e céu profundo se as condições da natureza e da sociedade fossem eternas.

Mas, a realidade é inexorável como os comunicados de morte da Funerária Carvalho.

É grande a tristeza da despedida de parente, velho conhecido ou um cidadão desconhecido.

Um fato que passa desapercebido é a morte de um aposentado.

O aposentado é contribuinte do município, muitas vezes, o único provedor da família a incluir filhos e netos. O aposentado arrimo de família é a solução ao desemprego para duas ou três gerações. Com a viúva ou viúvo falecidos extingue-se o benefício e causa transtornos de ordem familiar e social.

Esse jeito de contornar as dificuldades vai acabar com a atual Reforma da Previdência que irá provocar drástica redução dos recursos para as famílias.

As decantadas maravilhas de Águas de Lindóia não a isenta da alta taxa de desemprego nacional.

A Estância não é exceção nos dados IBGE onde, entre jovens de 18 a 24 anos, 24% nem estudam nem trabalham.

A situação nacional está à beira de um colapso das finanças públicas, alguns Estados e Municípios até já ultrapassaram essa fase.

A administração municipal lindoiense tem se mostrado uma sucessão de prefeitos dedicados a economizar para pagar as contas. Graças às virtudes no passado de Martinho, um mineiro econômico e à cultura árabe do atual, filho do senhor Abdo e Dona Alice, Águas de Lindóia não faliu.

O desenvolvimento e o progresso obrigam o alcaide sair de chapéu na mão em busca de recursos estaduais e federais.

De onde menos se espera nada sai, é o ditado, a reforma da praça Adhemar de Barros foi suspensa pelo governador João Dória.

Do governo federal menos ainda se pode esperar. Um governo que tem se mostrado instável, confuso e que coloca prioridade no “desconstruir” tomando por base o fundamento religioso é comoestudar a Bíblia começando do Apocalipse para chegar a Mateus.

O cidadão vai aprendendo a cada eleição que troca o comando e a solução não virá porque não há salvador da pátria e ele depende de si.

É a lição que serve para o município lindoiense.

Está claro, o orçamento é insuficiente para promover o progresso. O último progresso real da Estância ocorreu na gestão do prefeito Geraldo Mantovani, nos idos de 1959. De lá para cá houve desenvolvimento e não progresso.

A cidade recebeu nesses dias dois eventos importantes.

Um deles o “6º Encontro Brasileiro de Autos Antigos” (20 a 23/06) e outro, “Achados Científicos Sobre a Cura de Doenças Crônicas pela Ação da Água”, palestra proferida pelo Dr. Fernando Bignardi, no Panorama Hotel (01.07), que é um resgate do termalismo.

O primeiro é fonte de renda provisória para determinada época do ano. O segundo representa a fonte de renda permanente e está abandonada a bom tempo apresentando déficit de 100 mil reais/mensais para a manutenção do Balneário, 1 milhão e duzentos mil reais ao ano, que saem do exaurido cofre municipal.

Qualquer projeção que se faça do engarrafamento da água que está sendo desprezada no esgoto mostra que haveria 50% de aumento na arrecadação municipal, tal era o cálculo do projeto da PRODEAL.

Na região apenas Águas de Lindóia tem esse benefício da natureza capaz de resolver questões orçamentárias, promover o progresso e criar empregos.

Seria o primeiro passo para se investir no termalismo e tornar a Estância hidroclimática referência médica, de saúde e recuperação física e mental.

As condições estão dadas, basta ter coragem para dar o impulso positivo, quem sabe a criação de uma NOVA PRODEAL.