Encontro de 2023

Vídeo do Encontro de 25-novembro-2023.

Era uma vez o Crusp

Leila Tavares Lapyda -- nov/2020

... Do bloco D, 120 passos me separavam do (e me uniam ao) Centro de Vivência. Era muito e era pouco. Muito se fosse para encontrar os amigos, pouco se logo estaria exposta à amplidão daquele salão, aos olhares de colegas de moradia ou mesmo de desconhecidos passantes pelo Crusp. Excitada, desejosa, medrosa, percorria o corredor até lá. O teto baixo do corredor me acolhia; os olhos preventivamente baixos não bastavam para me furtar de cruzar olhares desconhecidos. Quando apontava alguém, já me entretinha com os desenhos das rachaduras do piso e com os movimentos das sombras nos pilares do corredor. Só o corredor vazio me tranquilizava. Não completamente. Passar pela portaria de outros prédios me sobressaltava. Alguém sempre podia estar saindo... Olharia? Falaria “oi”? Seguiria passo-a- passo, lado-a-lado?...

Moradia da USP: 60 anos com despejo de fantasmas

Aqui é um lugar de resistência. Sempre será", declara o estudante de geografia Adler Santos, 23, apontando para o Crusp (Conjunto Residencial da Universidade de São Paulo). O local completa 60 anos neste mês, e seu histórico sustenta a afirmação do jovem.

Fonte: Folha de SP

Mudar pro Crusp me salvou de morrer

Mouzar Benedito -- 07-11-2023

Seria eu, o morto, confundido com o guerrilheiro...

Fonte: Brasil de Fato

Interrogatório impossível

Na madrugada de 17 de dezembro de 1968, quatro dias depois da edição do Ato Institucional número 5, o famigerado AI-5, os militares, utilizando um grande contingente de soldados e armamentos de todos os tipos, invadiram o Conjunto Residencial da Universidade de São Paulo, o Crusp, onde morávamos, e era considerado um dos maiores focos de contestação ao regime...
Autor: Mouzar Benedito (5 de dezembro de 2023).

Fonte: Brasil de Fato

Encontro CRUSP 2023 - Registros

Aqui podem ter acesso ao acervo de fotografias de alta resolução do encontro de cruspianos de 68 em São Paulo, no dia 25 de novembro de 2023.

Uma república estudantil chamada Paróquia

Álvaro Rodrigues dos Santos (Arvão), Gilberto Meneguesso (Giba)

Paróquia: origens e moradores

Álbum de fotos 1963-1968

Em anexo em PDF um álbum de fotos e recordações do Crusp de agosto de 1963 (primeiros "invasores") a 1968. Documento precioso.

 

“POBRE” PALAVRA EM DESUSO

“POBRE” PALAVRA EM DESUSO

A notícia desses dias que ganhou manchete mundial foi a epidemia de coronavirus na cidade chinesa de Wuhan pela ameaça global de virar pandemia.

Para proteger o mundo as autoridades chinesas tomaram medidas urgentes jamais vistas sendo elogiadas pela OMS – Organização Mundial de Saúde.

A principal delas foi o isolamento de Wuhan e arredores mantendo 56 milhões de chineses em suas residências.

Conto O MISTÉRIO DE SERRA ALTA

O MISTÉRIO DE SERRA ALTA

José Gomes Neto chegou ao final de carreira quando a iniciava.

Ingressou na polícia como investigador e foi lotado em Serra Alta. Havia escolhido a profissão para desvendar grandes crimes, paixão alimentada que chegava ao fim.  

Estava em Serra Alta.

Páginas

Subscrever crusp68.org.br RSS